sexta-feira, 20 de novembro de 2009

dia da consciência negra, cartazes, murais.



O projeto PÈ NO BRASIL E CORAÇÂO NA ÀFRICA foi um aprendizado muito grande para nós todos (alunos, professores, comunidade escolar), na luta contra o preconceito, discriminação, abuso do poder, racismo entre outros, aprendendo a conviver nas diferenças e tolerância. OBRIGADO á todos pela participação.


PROJETO SAIU NO JORNAL DO MS




HOUVE APRESENTAÇÕES DE CAPOEIRA, MÚSICAS, DANÇAS, CONFECÇÕES DE BRINQUEDOS, CARTAZES, CORTINAS, PINTURA EM MUROS, ENTRE OUTROS..






RECEBEMOS A VISITA DE ESCOLAS NA EXPOSIÇÃO E DA ACESSORA DA PREFEITA MARA CASEIRO A PROFESSORA MARTA ARAUJO E DO GERENTE DE EDUCAÇÃO LUIZ ROBERTO.




Houve pesquisa nas escolas de cunho científico, fizeram entrevistas e testes com muitas crianças,apresentaram teatro fantoches, história das cores contadas por mim, músicas, tudo voltado para o tema de conscientização. Após os trabalhos os alunos escreveram um relatório da pesquisa e na sala de informática montaram um gráfico das estatísticas feitas. Executaram diversas tarefas com a comunidade escolar se encerrando com apresentações e exposição de seus trabalhos.







Releitura do conto africano As asas do Jabuti pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Bairro Cerâmica.


Mural feito pelos alunos da escola Sebastião de Paula, para á noite cultural.



Estão nos murais as máscaras africanas, cartazes em combate á discriminação, racismo e preconceito. Valorização do ser humano e construção da cidadania, tendo seus direitos respeitados.




Estes outros trabalhos foram feitos pelos alunos do 6º ao 9º ano da escola Bairro Cerâmica, expostos em murais e pela escola.
"Quando duas mãos se encontram, tornam sobra da mesma cor"















projeto desenvolvido com alunos do 7º ano

16 comentários:

tami disse...

oiiee professora espetacular você ein...não te conheço mas admiro as pessoas que reconhecem o que temoas trabalho de criar!!!!
bein, euuzinha preciso de uma idéia , de como fazer(montar) um cartaz vai ir pra exposição, e, tem que ser bom . por favor, vale 70!!!!
preciso so de uma ajudinha athhh beleza?fica com deus ,( o trabalho é sobre ser ou não ser livre) bjuuu teh mais, me ajude por favor"!!!

sanmar disse...

Oi, fiquei admirada com o projeto Consciência Negra ele é maravilhoso, mostrando que todos somos iguais não importa a cor da nossa pele. Adoro projetos, mas tenho alguma dificuldade em montá-los. Por isso te admiro ainda mais. Fica om Deus. Beijos

projovem adolescente disse...

Adorei os seus projetos,espero compartilhar desta maravilha!Parabéns!

sandra disse...

OLÁ PROF. LUZIA!!!
SOU PROF SANDRA DO HORÁRIO INTEGRAL DE NOVA IGUAÇU-RJ, E ESTOU MUITO FELIZ QUE EXISTEM PESSOAS COMO VC EM OUTRAS PARTES DO BRASIL Q FALAM O MESMO IDIOMA DENTRO DO UNIVERSO EDUCAÇÃO. DESCOBRI O SEU BLOG POR ACASO TENTANDO ENCONTRAR IDÉIAS PARA A CULMINÂNCIA DA CULTURA AFRO NA MINHA ESCOLA E ME APAIXONEI PELOS EVENTOS REGISTRADOS NO SEU BLOG, COMO PROVA DISTO, OS VÁRIOS ACESSOS QUE FIZ PARA VIAJAR PELO SEU MUNDO. PARABÉNS PROFESSORA!!!!!

..... disse...

Oiie professora...
adorei seu tabalhoo...todos lindo....Parabens..!!!
bom, eu vim aqui pedir uma ajuda... tenho 13 anos e estou no 8ºano...pois esse ano preciso fazer um Trabalho sobre a consiencia negra, mas eu queria uma coisa muito fera , uma coisa no qual as pessoas vissem e se comovessem profundamente....se tiver ideias porfavor me ajude...!!! sou apenas uma garota mas quero que o negro seja reconhecidoo....beijos....

(OBS: se for possivel a ajuda onde que eu vejo)

elisete disse...

sou professora de História em mato grosso,Alto araguaia.estou recente aqui.morava em vilhena rondonia.la coordenei trabalhos sobre a consciência negra com meus alunos do fundamental e médio.era muito bom.maquetes,cartazes,poemas,teatro, danças,jogo de capoeira.tudo muito lindo.amei seus trabalhos, parabens.espero hoje aqui trabalhar o tema.felicidades companheira.

elisete disse...

sou professora de História em mato grosso,Alto araguaia.estou recente aqui.morava em vilhena rondonia.la coordenei trabalhos sobre a consciência negra com meus alunos do fundamental e médio.era muito bom.maquetes,cartazes,poemas,teatro, danças,jogo de capoeira.tudo muito lindo.amei seus trabalhos, parabens.espero hoje aqui trabalhar o tema.felicidades companheira.

elisete disse...

sou professora de História em mato grosso,Alto araguaia.estou recente aqui.morava em vilhena rondonia.la coordenei trabalhos sobre a consciência negra com meus alunos do fundamental e médio.era muito bom.maquetes,cartazes,poemas,teatro, danças,jogo de capoeira.tudo muito lindo.amei seus trabalhos, parabens.espero hoje aqui trabalhar o tema.felicidades companheira.

aline furtado disse...

Parabens pelas sugestões de atividades

leiliane disse...

amei seu blog e seus projetos , parabéns...

concy disse...

Olá amiga, amei seu blogger, está lindo, as informações então,nem se fala,continue levando aprendizagem com qualidade. Abraços!!!

silvana disse...

oi, sou professora de história, e, fiquei encantada com o projeto. Essas atividades são excelentes para mostrar a importância dos afrodescendentes na formação do nosso querido Brasil. Parabéns!

Roberta disse...

Professora Luzia, Seu projeto é maravilhoso. Também trabalho com projetos a maioria voltada para esse tema. Tenhos vários executados no colégio onde trabalho. Parabéns! Professora Roberta da área de História e Sociologia.

patricia maria da silva disse...

oi seu trabalho e muito legal, você esta de parabéns

patricia maria da silva disse...

oi seu trabalho e muito legal, você esta de parabéns

Anônimo disse...

Adorei seu blog, me inspirou para montar o projeto da minha escola.Bjs.